4 maiores prejuízos de rodar com pouca gasolina no carro

Andar com o tanque quase vazio é relativamente comum, mas pode trazer muitos prejuízos para o veículo e para o condutor. Saiba mais!

Andar com o tanque quase vazio é relativamente comum, mas pode trazer muitos prejuízos para o veículo e para o condutor. Saiba mais neste post!

Seja por falta de dinheiro, tempo ou vontade de parar em um posto de gasolina para abastecer, a verdade é que é bastante comum ver pessoas andando com o carro quase vazio.

No entanto, existem algumas desvantagens quando o gás acaba. Acompanhe este artigo e entenda por que você deve evitar isso.

Prejuízos por rodar sem combustível

Além da opção mais óbvia, que é andar a pé, o proprietário de um veículo que tem o hábito de rodar com combustível também pode ter que lidar com ele com problemas mais sérios que vão desde falhas mecânicas até pontos na carteira de motorista.

Pane no motor e risco de multa

Se você ficar sem combustível e tiver que fazer uma viagem mais longa do que o esperado e não conseguir encontrar uma única estação ao longo do caminho, você pode estar sofrendo de um bug seco, ou seja, o carro não pode funcionar devido à falta de função de combustível.

Nesse sentido, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê em seu artigo 180 que o condutor flagrado dirigindo o veículo sem combustível em vias públicas deve pagar multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira de habilitação e retirar o veículo.

Desgaste da bomba de sucção de ar

Um dos grandes problemas de operar um tanque vazio é que a bomba pode começar a sugar ar em vez de combustível. Quando isso acontece, causa cavitação.

Em outras palavras, o ar entra na bomba e começa a estressar a parte mecânica mais do que deveria. Como resultado, a vida útil da bomba será afetada.

Tanque e combustível sujos

Com a pequena quantidade de combustível, uma grande variedade de sujeira pode entrar na bomba e o tanque pode encher com sujeira no fundo. Isso pode levar sujeira para o motor e causar problemas ainda maiores.

Problemas com os bicos injetores

O problema de impurezas no tanque de combustível também pode danificar o sistema injetor. Nesses casos, é comum o carro travar ou quebrar, necessitando até mesmo de reparos na bomba.

-> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

 

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

 

Você também precisa ler:

 

Comentários estão fechados.