Conheça 3 técnicas de estudo para ser aprovado em concurso

Confira algumas dicas de técnicas que vão ajudar você a estudar da melhor forma possível para ser aprovado no concurso público. Confira.

As técnicas de estudo são muito importantes na rotina de quem está se preparando para a prova de um concurso público. Com isso, a partir do hábito do estudo diário é que o candidato vai adquirir a base de conhecimento necessária para ser aprovado no cargo que deseja.

Nesse sentido, o primeiro passo é ler o edital, essa é uma dica que sempre será relembrada em qualquer artigo sobre estudo para concursos públicos.

Isso porque, nesse documento é que estão contidas as informações essenciais sobre as disciplinas que devem cair na prova. A partir do edital é que você vai montar seu cronograma de estudos.

Ademais, depois que você já se inteirou dessas informações é o momento de pensar na melhor forma de se organizar para estudar.

Neste artigo foram reunidas algumas dicas de técnicas que vão ajudar você a estudar da melhor forma possível para ser aprovado no concurso público.

Intercale o seu estudo

Iniciamente, a recomendação dos especialistas em educação é que você dedique cerca de 45 minutos ao estudo de um assunto e faça uma pausa de pelo menos cinco minutos em seguida.

Dessa forma, você evita se cansar demais e pode absorver o conteúdo de forma leve. Após a pausa o ideal é você estudar um assunto complementar e não dar continuidade na matéria que estava estudando. 

Do mesmo modo, fazendo isso você evita que seu cérebro entenda o momento de estudo como algo chato e que exige um nível de concentração intenso demais.

Portanto, as pausas são muito importantes na rotina de estudo, afinal, o nosso cérebro precisa de algum tempo para assimilar as informações.

Por isso, não é recomendado virar a noite estudando, porque é durante o sono que o seu cérebro realmente retém a informação estudada naquele dia.

Logo, tudo isso deve ser levado em consideração quando você estiver montando seu cronograma de estudos. 

Invista nos resumos 

À primeira vista, para criar um resumo precisamos selecionar as partes mais importantes de um conteúdo, não é mesmo? Por isso, na hora de estudar os resumos são ótimos aliados, eles vão ajudar você a sintetizar o que você aprendeu.

Assim, na hora da prova você vai lembrar dos pontos chave. Agora, outra vantagem de usar resumos como técnica de estudo é que serão as suas próprias palavras descrevendo o que você entendeu do conteúdo.

Portanto, se baseando na sua própria versão do assunto você consegue assimilar com mais facilidade o conteúdo estudado. 

Faça uso de mapas mentais

Por fim, o mapa mental é um tipo de resumo do que se passa na sua mente quando você está estudando um determinado assunto.

Dito isso, você deve escolher uma ideia central e começar a desenhar seu mapa a partir dela, pode desenhar ramificações e fazer a ligação a termos complementares.

Vale destacar ainda que o objetivo é que você possa fazer ligações entre os termos que se relacionam com o tema principal e consiga fazer essa convergência no momento da prova.

Dessa maneira, você vai ler as suas apostilas e literalmente desenhar no papel ou no computador um mapa de ideias relacionadas ao assunto, só com o mapa físico é que você vai conseguir mentaliza-lo mais tarde.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui. 

Você também precisa ler:

Comentários estão fechados.