3 lições sobre gestão financeira para você por em prática

Reunimos algumas lições de gestão financeira que todos devemos aprender para manter nossos orçamentos pessoais organizados. Confira. 

Entender de gestão financeira nem sempre é uma tarefa fácil, nos últimos tempos tem se falado muito sobre a importância de ensinar educação financeira para crianças, assim a sociedade formaria adultos mais responsáveis e habilidosos em relação ao dinheiro.

Mas os adultos também têm muitas lições que precisam aprender e pôr em prática nas suas vidas. Compreender uma série de estratégias pode fazer com que uma pessoa já adulta possa desenvolver as habilidades necessárias para manter suas finanças em equilíbrio. 

Por isso reunimos algumas lições que todos nós devemos aprender para manter nossos orçamentos pessoais organizados. Confira. 

Você só enriquece com o dinheiro que guarda

Não adianta você trabalhar muito para ganhar uma quantia alta de dinheiro todo o mês, se você gasta tudo e não guarda nenhuma parte dificilmente vai conseguir acumular algum patrimônio. Por isso é importante separar uma quantia mesmo que pequena para ser guardada todos os meses.

Para isso você vai precisar desenvolver seu autocontrole emocional, afinal você vai precisar resistir a tentação de comprar algo que você está desejando mas que não precisa.

Foco e disciplina são essenciais nesse momento, você precisa pensar no seu futuro financeiro e no quanto quer que ele seja tranquilo e confortável.

Prefira compras à vista

Sempre que for possível pague suas compras à vista, isso vai fazer com que você tenha noção de quanto dinheiro está saindo das suas mãos.

Além disso, comprando à vista você não tem que se preocupar com pagamento de faturas no mês seguinte.

O que acontece é que muitas pessoas acabam indo no embalo da falsa sensação de liberdade que o cartão de crédito permite, afinal se o dinheiro não permite uma compra no exato momento, o cartão está ali para ajudar. Mas na verdade só estamos adiando mais uma conta. 

E no calor da emoção e do prazer da compra vamos nos perdendo, quando chega a conta desse pequeno momento de emoção desenfreada, nos deparamos com um valor que precisa ser pago junto com as demais despesas fixas que já comprometem boa parte do orçamento mensal. Isso nos leva a próxima dica.

Gaste sempre menos do que você ganha 

A todo momento somos bombardeados de propagandas que nos estimulam a comprar mais e mais. Porém se você deseja um futuro financeiro mais estável e tranquilo vai precisar ter controle sobre a vontade desenfreada de consumir.

Você vai precisar entender que não existe vantagem nenhuma em comprar coisas que você não precisa e ficar devendo o tempo todo. Prometa a si mesmo que só vai comprar coisas que realmente precisa e que possa pagar à vista.

Isso significa que você não pode tomar um sorvete ou comprar uma roupa que achou bonita? De forma alguma, o ideal é você aprender a se planejar financeiramente para se permitir fazer essas escolhas e não sofrer com as parcelas da compra.

No começo, por ser um hábito novo, você vai achar muito difícil e vai querer desistir. Nesse momento você deve lembrar a si mesmo do objetivo pelo qual você está lutando, um futuro financeiro estável.

> Assine nossa Newsletter para ler conteúdos exclusivos!

Quer receber Notícias Diárias no Telegram? Clique aqui.

Você também precisa ler: 

Comentários estão fechados.