Confira as 10 Dicas para fazer o vestibular de Medicina

Você pretende fazer o vestibular de Medicina? Então leia estas 10 dicas e tenha um resultado surpreendente no dia da prova!

Prestar vestibular é um momento muito marcante na vida de um estudante, principalmente por estar relacionado ao primeiro passo de uma carreira profissional. E se você vai prestar vestibular de Medicina, a preocupação é ainda maior!

Por isso, trouxemos aqui uma lista com 10 dicas para lhe ajudar nos estudos para o vestibular de Medicina!

10 dicas para quem vai prestar vestibular de Medicina

Por si só, o vestibular de Medicina é um dos mais difíceis de prestar, tanto pela sua note de corte altíssima quanto pela concorrência, que pode chegar a 200 (duzentos) candidatos por vaga.

Contudo, se você está determinado a prestar o vestibular, será necessário se destacar dos demais, e as palavras-chave desse processo é equilíbrio emocional e organização nos estudos.

Assim, vem conferir as nossas 10 (dez) dicas para prestar o vestibular de Medicina e se destacar entre os concorrentes.

  • 1 – Não deixe tudo para última hora
  • 2 – Esteja preparado para vários tipos de questão
  • 3 – Aprimore a sua concentração
  • 4 – Faça simulados
  • 5 – Pratique redação
  • 6 – Trabalhe a objetividade nas provas discursivas
  • 7 – Deixe as questões mais difíceis para depois
  • 8 – Leia os enunciados com atenção
  • 9 – Quando o enunciado for simples, apenas resolva
  • 10 – Cuidado com as armadilhas mentais

Pronto para descobrir como melhorar os seus resultados? Então vem comigo!

1 – Não deixe tudo para última hora

Um dos pontos mais importantes no estudo é não deixar tudo para última hora e acumular matéria, independente da carreira que você deseja seguir.

Sendo assim, o primeiro ponto que você deve pensar é sobre a sua organização pessoal e da rotina de estudos, tal como a disciplina para estudar todos os dias e cumprir o cronograma de estudos.

Por isso, você deve olhar as versões anteriores das provas para se familiarizar com os conteúdos e com a maneira que a banca organiza as questões.

No seu cronograma de estudos, também é essencial organizar revisões periódicas do conteúdo estudado, fixando assim os conhecimentos.

E claro, não deixar matéria acumular ao ponto de não conseguir lidar e finalizar o cronograma de estudos.

Lembre-se de que você tem uma data prevista para cumprí-lo, e por isso, a disciplina e a organização devem fazer parte da sua rotina.

2 – Esteja preparado para vários tipos de questão

Outra dica de ouro para quem vai prestar o vestibular de Medicina é estar preparado para lidar com vários tipos de questão e cobrança de conteúdos.

Sabemos que cada vestibular cobra os conceitos e disciplinas de um jeito, e você, deve estar preparado para lidar com eles.

Por isso, o ideal é que você verifique as provas anteriores de todas as instituições de ensino, para estar por dentro das bancas e das questões, sejam elas simples, complexas, conteudistas e até mesmo aquelas que foram mal elaboradas.

3 – Aprimore a sua concentração

É inegável que a concentração é essencial para as provas, principalmente para as de vestibular, que são mais densas e que ainda contam com uma redação.

Por isso, o candidato deve ter a habilidade de permanecer concentrado por um longo período de tempo, e existem várias formas de aprimorar a sua concentração.

Uma delas é por meio da escrita, anotando os principais pontos das aulas, desenvolvendo o seu cognito e estimulando a sua memória.

Aqui, também é valido que você não utilize o celular durante o tempo de estudos, pois ele pode tirar o seu foco e fazer com que você se distraia, perdendo toda a concentração.

E claro, não esqueça que o seu corpo precisa se movimentar. Portanto, em cada ciclo de estudos, faça uma pequena pausa para se alongar, dar uma pequena caminha e respirar, voltando para os estudos revigorado.

4 – Faça simulados

De modo geral, os simulados possuem duas funções importantíssimas nos estudos, sendo eles a revisão do conteúdo e a aplicação dos conceitos na práticas, ou seja, nas questões.

Sendo assim, programe revisões que sejam bastante semelhantes à sua prova, e de preferência, com a mesma quantidade de questões e no mesmo horário da prova do vestibular de Medicina.

A ideia é fazer com que você, no dia da prova, já esteja habituado à fazer a prova e não sinta tanto o impacto que o vestibular em si traz.

5 – Pratique redação

Não tem como fugir: a redação vai estar presente no vestibular de Medicina, e será necessário estar pronto para ela.

De modo geral, a redação exige algumas habilidades do candidato, como por exemplo, organizar as ideias de forma lógica e propor soluções, com base no problema proposta pelo texto.

Portanto, a única maneira de possuir bons argumentos e conhecimentos diversos é por meio da leitura, pois ela nos possibilita a construção de um vocabulário mais amplo e estimula a nossa habilidade de compreensão.

6 – Trabalhe a objetividade nas provas discursivas

No dia da prova, você deverá possuir inteligência emocional para organizar o seu tempo e ter melhores resultados, e isso é válido tanto para a redação quanto para as questões objetivas.

No vestibular de Medicina, a redação geralmente tem o caráter dissertativo argumentativo, onde você irá ler um ou dois textos de apoio e terá um problema ou uma situação, falando sobre ela.

A principal dica para se dar bem na redação é dissertar sobre esse problema e trazer uma solução para ele, sem enrolar ou dar rodeios.

Portanto, escreva o que for solicitado. Se na sua prova o texto pede para explicar, explique. Se for para justificar, justifique de forma coerente, coesa e objetiva.

7 – Deixe as questões mais difíceis para depois

Em toda prova, inclusive no vestibular de Medicina, haverão questões fáceis, médias e difíceis.

Como seu tempo será escasso para resolver todas as questões, a principal dica é resolver as questões mais fáceis do vestibular de Medicina primeiro, e deixar as mais dificeis por último.

Fazendo isso, você irá se poupar do cansaço e não irá perder muito tempo em uma única questão.

8 – Leia os enunciados com atenção

Um dos grandes problemas nos vestibulares, e isso também é válido para o vestibular de Medicina, é a interpretação dos enunciados.

Alguns deles são pensados para fazer com que o candidado reflita um pouco para resolver a questão, demandando mais tempo e atenção.

Por isso, é essencial que você leia o enunciado com calma, e necessário, não tenha medo de sublinhar, rabiscar e destacar parte dos textos do enunciado, facilitando a sua compreensão.

9 – Quando o enunciado for simples, apenas resolva

Sempre bate aquela insegurança quando vemos uma questão muito simples em um vestibular de Medicina, não é mesmo?

O primeiro pensamento que surge é: essa questão fácil só pode ser pegadinha. Contudo, nem toda questão fácil no vestibular de Medicina é pegadinha, e elas podem estar presentes sim em sua prova.

Portanto, não complique. Apenas siga as orientações da questão e responda conforme o enunciado da questão.

10 – Cuidado com as armadilhas mentais

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre as armadilhas mentais que podem surgir no seu vestibular de Medicina.

No ponto anterior, falamos sobre as questões fáceis, e aqui, vamos falar sobre o gabarito.

É bastante comum ficar inseguro quando aparecem opções de gabarito iguais em questões seguidas. Contudo, não se preocupe caso isso aconteça, pois tudo pode acontecer em uma prova de vestibular de Medicina.

Nesse sentido, se você se sente seguro com a sua resposta, não altere o gabarito. Confie nos seus conhecimentos, afinal você se preparou para este momento!

Considerações Finais

Estudar e se preparar para um vestibular de Medicina pode ser desafiador, mas é completamente possível ter bons resultados com o tempo.

Por isso, você deve confiar em si mesmo e nos seus conhecimentos, para assim fazer uma boa prova e ter bons resultados no vestibular de Medicina.

Inclusive, se você gostou das nossas dicas de hoje, temos um espaço dedicado exclusivamente para dicas de estudo aqui no blog.

Te desejo boa sorte no vestibular, e nos vemos no topo!

Receba novidades pelo Canal do Telegram

Você tambem precisa ler:

Comentários estão fechados.