Concurso Fhemig: Provas até Junho; 1.800 vagas! Veja!

Fique por dentro das informações sobre o novo concurso da Fhemig, que oferece vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior.

Na última terça-feira, 14, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais  confirmou que o novo concurso terá mais de 1.800 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior.

A seleção será organizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A reposição de servidores aposentados, falecidos e exonerados entre Janeiro de 2019 e Novembro de 2021 foi solicitada, além da contratação de profissionais para substituir contratos administrativos que estavam ativos em Outubro de 2021.

O planejamento da Fundação, a vocação dos hospitais e os projetos estratégicos da gestão foram considerados na avaliação do quantitativo e distribuição de cargos entre as unidades e especialidades médicas.

As oportunidades serão para Técnico Operacional de Saúde, Profissional de Enfermagem, Médico e Analista de Gestão e Assistência à Saúde.

É necessário possuir ensino médio/técnico para os cargos de técnico e profissional de enfermagem, enquanto os demais exigem nível superior completo em áreas específicas.

As datas das provas ainda serão divulgadas.

A distribuição dos cargo e especialidade do novo concurso  ainda não foi divulgada pela Fundação, que informou que a assinatura do contrato com a banca organizadora, Fundação Getulio Vargas (FGV), deve ocorrer nos próximos dias.

Sobre as inscrições Fhemig

A FGV será responsável por receber as inscrições em seu site e viabilizar a aplicação das etapas do concurso.

Segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, a realização das provas está prevista para o primeiro semestre de 2023, ou seja, até Junho.

Com isso, é esperado que o edital seja publicado em breve.

A divulgação do concurso ocorreu em abril de 2022 pelo Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

De acordo com ele, todas as 19 unidades hospitalares serão beneficiadas com ofertas de emprego.

Em uma entrevista ao programa Bom Dia Minas, da Rede Globo, o Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou que o novo concurso público para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais será de extensa magnitude.

Ele destacou que desde 2016 não realiza um concurso público e que o governador autorizou a realização de uma nova seleção para fortalecer a instituição e proporcionar um melhor atendimento à população.

Dos cargos e vagas

Conforme afirmado por Baccheretti, o concurso deve abranger as profissões de técnico em enfermagem, enfermeiro, médico e fisioterapeuta.

Ele declarou que todos os 19 hospitais serão beneficiados pelo concurso e que se espera que a nova equipe possa proporcionar uma assistência ainda mais aprimorada à Fundação.

A abertura do concurso público estava prevista desde 2017, quando o governo estadual concedeu a autorização.

No entanto, em 2019, a Câmara de Orçamento e Finanças (COF) emitiu um comunicado anulando as autorizações concedidas e que não haviam sido aplicadas até aquele momento.

Desde então, a direção da Fundação negociava com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag MG) para a realização de um novo processo seletivo para cargos efetivos.

A escassez de pessoal tem sido um problema crescente, levando a instituição a publicar editais de seleções para contratações temporárias.

Sobre o último concurso 

O concurso público mais recente para cargos efetivos ocorreu em 2016, oferecendo 45 vagas para médicos pediatras. A Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – foi responsável pela organização do processo seletivo.

Anteriormente, em 2014, a mesma instituição organizou um concurso com 862 vagas disponíveis em diversas carreiras, como enfermagem, técnico em saúde operacional, analista de administração e assistência à saúde, e médicos de várias especialidades.

Os participantes foram avaliados por meio de exames objetivos, contendo 40 questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, conforme a função desejada.

Os candidatos à posição de assistente administrativo também enfrentaram um teste dissertativo, no qual produziram um texto dissertativo sobre um tema proposto pelo comitê organizador.

Além disso, os títulos e a experiência profissional dos candidatos também foram analisados.

Os concursos anteriores foram bastante disputados e atraíram interessados de todas as partes do Brasil.

Com a divulgação de um novo processo seletivo para 2023, espera-se que o número de vagas disponíveis aumente e que as oportunidades sejam distribuídas entre várias carreiras no setor de saúde, o que provavelmente atrairá um maior número de candidatos.

Por último, se você quer estar por dentro de tudo, não perca a oportunidade de se inscrever e fazer parte dessa comunidade de leitores engajados e atualizados.

Comentários estão fechados.